Quantas pessoas na Avenida Paulista?

Por Bernardo Guimarães

Imagine os 22 jogadores em um jogo de futebol dentro da pequena área de um lado do campo.

Suponha que a Avenida Paulista esteja tão cheia de gente quanto essa pequena área. Quantas pessoas estarão na Avenida Paulista?

Chute um número antes de continuar lendo (a pequena área é o retângulo menor, perto do gol).

Campo_de_futebol_medidas

___

Acertou quem falou algo em torno de 26 mil pessoas.

A Avenida Paulista com 100 mil pessoas está, em média, tão cheia quanto uma pequena área no campo de futebol com 84 pessoas (ou uma grande área com 555 pessoas). Em média.

Em uma manifestação, alguns lugares estão muito mais cheios que outros. Quando há 100 mil pessoas na Avenida Paulista, muitas partes da avenida estão bem lotadas.

Nunca houve um milhão de pessoas na Avenida Paulista. Isso seria como 840 pessoas espremidas em uma pequena área de um campo de futebol. Ninguém conseguiria se mexer. Esmagadas por todos os lados, inúmeras pessoas passariam mal. A Avenida Paulista inteira assim? Impossível. Com muito menos gente, as pessoas não entrariam na avenida.

Após a manifestação de hoje, o Datafolha publicará sua estimativa da quantidade de pessoas que esteve na Avenida Paulista. Eu gosto do número do Datafolha por dois motivos:

1. O número é estimado a partir de uma metodologia, conhecida, que faz sentido. Imperfeita, claro, mas muito melhor que um chute. Eu só queria que o Datafolha estimasse a quantidade de pessoas em todas as manifestações na Avenida Paulista. E estampasse a manchete “385 pessoas pararam a Avenida Paulista por 2 horas nessa sexta-feira…”

2. Os resultados fazem sentido em termos absolutos (a quantidade estimada de pessoas cabe nos lugares) e relativos (em geral, o Datafolha diz que há mais gente nos atos que parecem mais cheios).

Uma pequena área de um campo de futebol é provavelmente maior do que você pensa (a não ser que você seja um jogador de futebol), mas nós temos uma ideia minimamente razoável de como ficam 22 pessoas dentro da pequena área.

Por outro lado, nós não temos a menor ideia de quanto espaço ocupam 10 mil pessoas, ou 100 mil pessoas, ou 1 milhão de pessoas. Não conseguimos visualizar 10 mil pessoas ou mais. Isso nunca foi relevante para a sobrevivência dos membros da nossa espécie. Em geral, bandos de caçadores-coletores não tinham mais que 150 pessoas.

Portanto, não deveríamos achar que temos qualquer condição de estimar o público em uma manifestação nos baseando em quão cheia ela nos parece.

Ainda assim, choverão críticas aos números do Datafolha.

Parte do problema é que o público em manifestações é sempre chutado pelos próprios organizadores (ou pela polícia) e, com frequência, os números são absurdamente exagerados. Por isso, 100 mil pessoas na Avenida Paulista parece muito pouco. É muito.

Mas parte do problema é que na discussão política, quando a notícia contraria a expectativa, a reação comum é recorrer a teorias de conspirações — ao invés de duvidar do que se pensava.

Boa parte da defesa do PT, no momento, se baseia na ideia de que há uma conspiração dos poderosos contra o PT. Esse grupo de poderosos inclui a Rede Globo, Sergio Moro e sei lá mais quem (mas não inclui as grandes empreiteiras).

Da mesma maneira, o Datafolha já foi criticado e ridicularizado por “não enxergar” que havia um milhão de pessoas na Avenida Paulista (inclusive por jornalistas de grandes veículos de imprensa, como este).

Descartar o que os outros falam, culpando conspirações e más intenções, é fácil. O difícil é colocar em dúvida o que a gente mesmo acredita quando a notícia não confirma o que a gente já sabia.

Referência:

– O desenho do campo de futebol eu peguei deste blog, mas as medidas estão neste site do Inmetro. A Avenida Paulista tem uns 120 mil metros quadrados (uns 2700 metros de comprimento e uns 45 metros de largura).

 [Atualização às 17:03] Nunca vi nada assim, a manifestação estava muito cheia de gente, a Alameda Santos estava abarrotada. Teve gente que não foi porque não conseguiu entrar no metrô. Foi um enorme sucesso. Quantas pessoas? Não tenho ideia.