Os trechos abaixo foram extraídos dos programas, estatutos ou manifestos de 4 partidos, tirados dos sites dos próprios partidos na internet. Anote seus palpites: qual partido é cada um desses?
1. Extraído do Programa Partidário:
Na parte que explica “O Estado Brasileiro”:
“Na evolução do Estado Brasileiro notam-se influências de três vertentes ideológicas da política contemporânea: o corporativismo, o liberalismo e o socialismo.
As marcas corporativistas têm sido fortes e, hoje, na complexa tarefa de recomposição democrática do Estado brasileiro, são dificuldades a vencer.
Em segundo lugar vêm as marcas liberais, crescentemente promovidas por oligarcas coniventes com a absurda negação e desmonte do Estado brasileiro, ao partirem de uma visão caricatural do que realmente acontece em todo o mundo.
As influências socialistas, bem mais fracas, quase que um contraponto às marcas das outras vertentes, associam-se, ora a componentes nacionalistas, ora internacionalistas, mas se somam sempre aos esforços pela defesa da democracia.”
2. Extraído do Estatuto do partido:
“O Partido se declara humanista, socialista e ambientalista, conceitos enriquecidos com a experiência dos movimentos operários e populares, resgatando a melhor tradição do pensamento marxista e do humanismo libertário. Por sua essência democrática e laica, o Partido exclui dogmatismos e sectarismos, e se concebe como um organismo aberto à renovação das ideias e dos métodos, em um marco de respeito à pluralidade das concepções.”
3. Extraído do Manifesto do partido:
“O objetivo do Partido, no terreno econômico, é a transformação da estrutura da sociedade, incluída a gradual e progressiva socialização dos meios de produção, que procurará realizar na medida em que as condições do País a exigirem.”
“O Partido não considera socialização dos meio de produção e distribuição a simples intervenção de Estado na economia.”
“A socialização realizar-se-á gradativamente, até a transferência, ao domínio social, de todos os bens passíveis de criar riquezas, mantida a propriedade privada nos limites da possibilidade de sua utilização pessoal, sem prejuízo do interesse coletivo.”
4. Extraído do Programa e Estatuto:
Primeira frase, grifada e em letras maiúsculas:
“O [partido] não vai deixar mexer nos direitos do trabalhador”
As conclusões do congresso do partido são explicadas:
“Reiteraram-se os princípios da defesa das conquistas trabalhistas – traço histórico do [partido]– no momento em que o governo discute, mais uma vez, a redução dos direitos sociais como mecanismo para o ajuste das contas públicas e o setor privado propõe maior desoneração dos custos do trabalho para enfrentar a globalização.
Na visão trabalhista, os ajustes macroeconômicos devem se concentrar na diminuição do pagamento dos juros da dívida pública e no estabelecimento de menor nível de superávit fiscal.”
Anotou seus palpites? A respostas seguem logo abaixo.
Antes das respostas:
Alguns partidos nem tem um programa, estatuto ou indicações de diretrizes em suas páginas na internet. Em outros casos, os “programas” ou “objetivos” são tão vagos que não trazem informação relevante.
Alguns dos trechos foram escritos há alguns anos, mas não foram substituídos ou atualizados nos sites dos partidos.
Respostas:
1. pmdb; 2. pps; 3. psb; 4. ptb.
Não estou dizendo que a gente deva acreditar que essas afirmações refletem os objetivos e visões desses partidos.
Mas deveríamos acreditar que afirmações nessa linha refletem os objetivos e visões de outros partidos?