O gráfico abaixo mostra a proporção de exportações brasileiras destinadas à Argentina e a proporção de importações brasileiras com origem na Argentina nos últimos 20 anos.
Na segunda metade dos anos 1990, a Argentina representava cerca de 12% do comércio internacional brasileiro. Nos últimos 5 anos, o comércio com a Argentina tem estado por volta de 7% do total do comércio internacional do Brasil.
Em parte, isso aconteceu porque a Argentina cresceu menos que outros países no período.
Além disso, a Argentina é um país que troca pouco com o exterior (suas exportações representam pouco menos que 15% do PIB, assim como suas importações).
Será que o novo governo argentino vai dar um outro rumo ao país?
Compare isso com a importância da China para o comércio internacional brasileiro. O gráfico abaixo mostra a proporção de exportações brasileiras destinadas à China e a proporção de importações brasileiras com origem na China nos últimos 20 anos.
Na segunda metade dos anos 1990, a China representava menos de 2% do comércio internacional brasileiro. Nos últimos 5 anos, cerca de 17% do comércio do Brasil com o exterior é com a China.
Referência:
– Dados do ipeadata.
Detalhe:
– No gráfico deste post que mostra a população e as importações como proporção do PIB dos países pelo mundo, a Argentina é o país com volume de importações/PIB parecido com o do Brasil, mas população bem menor.