O ambiente de negócios e a renda

Por Bernardo Guimarães

Foi divulgado ontem (dia 27/10) o relatório da edição de 2016 do “Doing Business”, um estudo de uma organização ligada ao Banco Mundial que mede a facilidade de fazer negócios pelo mundo. O Brasil caiu 5 posições e está mal, na posição #116, como mostra a reportagem da Folha.

Apesar de receber (relativamente) pouca atenção nas discussões sobre política econômica, esse é um fator fundamental para o desenvolvimento.

Cada ponto no gráfico abaixo representa um país. No eixo horizontal, está a posição do país no ranking que ordena os países pela renda per capita. No eixo vertical, está a posição do país no ranking “Doing Business” de fazer negócios.

Quanto mais à esquerda, mais rico é o país. Quanto mais abaixo, mais fácil é fazer negócios no país.

O ponto verde é o Brasil, na posição #74 na classificação pela renda per capita e na posição #116 na classificação pela facilidade de fazer negócios.

doingbusiness-renda

Note que a grande maioria dos países à esquerda no gráfico está também na parte de baixo. Isso significa que na maioria dos países ricos, é facil fazer negócio.

As exceções são, em geral, países exportadores de petróleo. O ponto alto mais à esquerda é a Guiné Equatorial, outros pontos altos à esquerda incluem Qatar, Kuwait, Brunei, Arábia Saudita, Líbia, etc. Excluindo esses países, a relação fica ainda mais forte. Em países desenvolvidos, fazer negócio é, de modo geral, muito mais fácil.

Da mesma maneira, a grande maioria dos países à direita no gráfico está também na parte de cima. Isso significa que na maioria dos países pobres, é difícil fazer negócio

Além disso, nos países que eram emergentes e hoje são desenvolvidos, fazer negócio é especialmente fácil. Cingapura tem liderado o ranking nos últimos anos, a Coreia do Sul ocupa a quarta posição, Taiwan está em décimo primeiro lugar. Esses países tinham renda próxima à do Brasil há cerca de meio século e hoje são muito mais ricos e prósperos (Cingapura é hoje um dos países mais ricos do mundo).

Claro, correlação não implica causalidade. O fato de existir uma associação positiva entre a facilidade de fazer negócios e o nível de renda não prova que a facilidade de fazer negócios causa o desenvolvimento.

Contudo, temos razões para acreditar que parte da relação acima reflete um efeito positivo do ambiente de negócios na renda. Afinal, entraves à produção, aos contratos, à competição e às trocas são barreiras aos fatores mais fundamentais para o desenvolvimento.

Dizendo de outra maneira, não é nada surpreendente que a dificuldade de estabelecer contratos e operar empresas reduza a produção e, consequentemente, a renda. O que surpreende é que existam enormes diferenças entre os países na facilidade de fazer negócios .

O Brasil tem um ambiente de negócios bastante ruim. Puxar o ponto verde do gráfico para baixo deveria ser uma prioridade do nosso governo.

Referências:

– Dados do site doingbusiness.org para a facilidade de fazer negócios e do FMI para a renda por habitante.

– Eu falei mais sobre um dos critérios desse ranking neste post.